segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Holzweg Cervejaria - Para servir melhor


Para apreciar melhor as características dos diversos tipos de cerveja é também necessário estar atento à forma de servir essas bebidas. Cervejas corretamente armazenadas, servidas na temperatura indicada e em copos adequados podem oferecer muito mais em aparência, sabor ou aromas.
Diferente do vinho, a maior parte das cervejas deve ser consumida “jovem”, sem envelhecimento na garrafa. Também deve ser armazenada na vertical, pois o contato com o ar é prejudicial para a bebida. Ela deve ser abrigada da luz e mantida em local seco, evitando-se choques térmicos e físicos.
Além disso, cada estilo de cerveja tem uma temperatura ideal para consumo, na qual a bebida se apresenta da melhor forma. É possível variar, conforme o gosto pessoal. No entanto, é extremamente recomendável que não esteja muito gelada. O motivo é simples: quanto menor a temperatura de uma bebida ou comida, mais amortecidos ficam os receptores da língua, ou seja, menos gosto se sente.
E por último, a cerveja também tem um copo ideal. Entre outras coisas, o desenho do copo define como a cerveja será vista, como os aromas chegam ao nariz, de que forma a bebida chega à boca. Ele é feito sob medida para uma cerveja ou estilo com o objetivo de valorizar aquela experiência. O copo também traz informação sobre o volume de cerveja a ser consumido. Via de regra, cervejas menos alcoólicas são servidas em copos maiores, enquanto as mais potentes em taças menores. Normalmente as mais aromáticas são servidas em taças de bojo mais largo e boca mais fechada, para concentrar o cheiro. Uma dica coringa: se você não sabe que copo usar, sirva em uma taça de vinho branco. Ela é a mais versátil para cervejas.

0 comentários:

Postar um comentário