segunda-feira, 30 de abril de 2012

Holzweg Cervejaria - Qual será a real diferença entre Cerveja e Chopp?



Quem resiste a um chopp ou uma cervejinha?! Mas qual será a real diferença entre um e outro?
Muitas pessoas arriscam em dizer que a diferença está nos ingredientes. Escuta-se de tudo, desde que o chopp é feito com água mineral e a cerveja não, entre outras.
O processo de pasteurização e a adição de conservantes, antioxidantes e estabilizantes são as únicas diferenças entre o chopp e a cerveja.

A pasteurização é um processo em que a cerveja, já na garrafa, é aquecida a uma temperatura muito alta e logo em seguida resfriada, de forma muito rápida, causando um choque térmico, e assim neutralizando a ação dos fermentos. Esse processo é feito por dois motivos: Para a garrafa não estourar e para a cerveja ser guardada por mais tempo. Com ele a cerveja perde um pouco de água se tornando mais espessa. Além disso é adicionado conservante à cerveja para que ela dure mais.
O chopp não passa por esse processo por isso deve ser consumido em menos tempo.
A palavra chopp deriva do alemão schopp que corresponde a uma medida equivalente a 300ml.
Tanto na cerveja quanto no chopp, não dispense o colarinho, dois dedos (3 cm) de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação de gás carbônico, além de funcionar como isolante térmico. A espuma cremosa revela persistência e o bom estado da bebida.

Ao contrário de crendices populares, o chopp e a cerveja devem ser servidos a uma temperatura compreendida entre 2 e 4ºC. Uma cerveja estupidamente gelada está entre 0 a -2º C, fato este que só serve para amortecer as papilas gustativas, evitando que você saboreie a bebida de verdade.

2 comentários:

kurban said said disse...

A humanidade sempre chopp.....cerveja só depois de Pasteur(1876)

Felipe Di Natale disse...

Chopp seria o leite em saquinho e a cerveja o leite em caixa de papel.

Postar um comentário