segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A história da Pilsen

O mestre cervejeiro alemão Josef Groll foi convidado a trabalhar numa cervejaria recém inaugurada na cidade de Pilsen, região da Boêmia, atual República Tcheca, no ano de 1838. Em 1842, ao fabricar uma cerveja de baixa fermentação, obteve como resultado uma cerveja extremamente límpida e cristalina para os padrões da época. A cor dourada chamava muito a atenção, e aliada aos sabores e aromas notáveis de malte e lúpulo, a nova cerveja se tornou popular muito rapidamente.
O aspecto belíssimo da cerveja, que remetia a ouro líquido, pôde ser apreciado plenamente nos copos de cristal transparente difundidos na mesma época na região. Essa conjunção de fatores contribuiu para o sucesso imediato do novo estilo de cerveja, batizado com o nome da cidade.
As características principais do estilo pilsen são: baixa fermentação, cor dourada (cor de ouro mesmo) , presença, aroma e sabor de malte, presença assertiva de lúpulos de amargor e aromáticos e nenhuma esterificação (aromas provenientes da fermentação).

Ficou com vontade de provar? Então vem pra Holzweg!



0 comentários:

Postar um comentário