quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cervejaria do Alto Vale investe na qualificação para motivar colaboradores e conquistar clientes



Desde a sua fundação, em 2010, a cervejaria Holzweg tem investido na capacitação e motivação dos colaboradores. Desde de 2014, a necessidade de melhorar o atendimento e tornar os processos internos mais eficientes fez com que a busca por cursos e oficinas para qualificação se tornasse ainda mais constante. As iniciativas são voltadas, basicamente, a três áreas: produção de cervejas, equipe da cozinha e de atendimento, mas também têm como objetivo motivar os colaboradores.

Aos profissionais envolvidos no processo de produção da cozinha, entre eles o sócio-fundador do estabelecimento, Jorge Jorge Krzyzanowski, foram oferecidos cursos sobre escolha de maltes, fermentos especiais, qualidade da água e técnicas de melhoramento e processos químicos, como análise de PH e condutividade. Em busca de melhorias no setor da cozinha da Holzweg, foram realizados treinamentos para padronização de cortes e porções (2012), congelamentos (2012) e pré-preparos (2013). Em 2014, os processos da cozinha receberam atenção especial, com treinamentos e desenvolvimento de novos pratos, higienização, logística interna e discussão de boas práticas.

De acordo com sócia fundadora da cervejaria, Eliete Krzyzanowski, as iniciativas que tinham como objetivo melhorar a gestão do estabelecimento, assim como capacitar colaboradores, fidelizar e conquistar novos clientes foram promovidas com o apoio de instituições ligadas ao turismo regional. Entre elas, a empresária destaca Sebrae, Senac, Núcleo de Gastronomia de Rio do Sul, Associação das Micro e Pequenas Empresas do Alto Vale (AMPE Alto Vale), Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

“Com o tempo percebemos que é muito importante investir também na capacitação e motivação dos colaboradores, de modo que tenham segurança suficiente para desempenhar suas funções na empresa, dando oportunidade para que eles sejam mais atuantes”, destaca Eliete. Por isso, a Holzweg se dedicou também à equipe ligada ao atendimento dos clientes, fornecedores e parceiros. Em 2014, foram realizados cursos de drinques e coquetéis, além de técnicas de vendas e atendimento. Os funcionários ainda puderam acompanhar a palestra “Como conquistar o cliente”.

“Ao rever as técnicas de atendimento ao cliente, acabamos melhorando também o entrosamento entre a equipe de trabalho de todos os setores da empresa. Eles puderam se colocar um no lugar do outro e visualizar o processo como um todo, percebendo que todos podem contribuir para que o ambiente seja mais harmonioso”, conta. Para a sócia-fundadora, o investimento na qualificação dos serviços oferecidos no estabelecimento é tão importante, como a aquisição de novos equipamentos ou de bons ingredientes para a preparação de pratos e cervejas.

0 comentários:

Postar um comentário