terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Estudo analisa perfil dos consumidores de cervejas especiais no Sul e Sudeste do Brasil



As análises de mercado, por meio da identificação do perfil dos consumidores, são iniciativas fundamentais para a definição das estratégias de negócio em qualquer área de atuação. Em franca expansão, o segmento das cervejas especiais ainda opera de forma empírica nos negócios. Baseadas em dados mercadológicos, contudo, as empresas do setor podem crescer com a profissionalização e não depender apenas da paixão pela cerveja.

Um estudo apresentado em 2014, pela então estudante de Marketing da PUC/PR Gisele Conceição Lopes, apaixonada por cervejas especiais e com apenas 23 anos, pode ser considerado uma boa referência sobre o mercado para o segmento, segundo informou o blog das Brauer. Baseado no processo de decisão da compra, o trabalho de conclusão de curso indicou o perfil do consumidor de cervejas especiais no Sul e Sudeste do Brasil. Os dados foram coletados no final de 2013 e estudados no primeiro semestre de 2014.

Gisele analisou amostras qualitativas (12 entrevistas de profundidade e análise de dados secundários) e quantitativas (512 questionários coletados sendo 388 válidos). De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados busca informações sobre as cervejas, como estilo, ingredientes e local de fabricação, no rótulo das garrafas e no site da cervejaria. Além disso, do universo global dos participantes, 88% são homens e 12% mulheres, com uma média de 25 a 31 anos.

Saiba mais sobre o estudo de Gisele aqui.



0 comentários:

Postar um comentário