segunda-feira, 30 de março de 2015

Holzweg celebra Sexta-feira Santa com almoço especial





A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é o dia que os católicos reservam para o reconhecimento do sacrifício de Jesus Cristo que, segundo conta a Bíblia, foi assassinado neste dia. A data antecede o domingo de Páscoa e é uma das mais importantes da Quaresma, assim como da chamada Semana Santa - que começa no Domingo de Ramos e segue até o Domingo da Ressurreição. Tradicionalmente, na Sexta-feira Santa, cristãos mudam seus hábitos, deixando de ingerir carne, em especial carne vermelha e de frango. De modo geral, muitos substituem esses alimentos pelo peixe. Pensando nisso, a Holzweg promove nesta sexta-feira (3), a partir das 11h30, almoço especial para celebrar a Sexta-feira Santa.

O cardápio elaborado pela cervejaria, localizada em Lontras (SC), é composto por filé de tilápia e de merlusa, risoto de camarão, salmão ao molho de champignon, bobó de camarão, purê de mandioquinha, farofa de cenoura, batata palha, arroz branco e escondidinho de brócolis. O prato será servido por pessoa, no valor de R$ 35. É preciso fazer reservas para a ocasião, pelos telefones (47) 8819-8817 ou (47) 8817-9462.

SORTEIO


A Holzweg irá sortear, no dia 02/04, um almoço grátis para quem curtir a página da cervejaria no Facebook e compartilhar o flyer da promoção. Confira: https://www.facebook.com/events/1569078983364498/

Segundo os fiéis, abrir mão de comer carne na Sexta-feira Santa é uma das formas possíveis de reconhecimento do sacrifício de Jesus, que morreu para salvar todas as pessoas de seus pecados. A abstinência de carne, presente no cardápio da maioria das pessoas, e jejum são algumas das recomendações da Igreja Católica para representar esse sacrifício. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a Igreja recomenda que todas as sextas-feiras do ano sejam reservadas à abstinência de carne e não apenas aquela considerada santa. É o que diz o Código de Direito Canônico, o livro que rege as regras da Igreja Católica.

Algumas curiosidades sobre a Sexta-feira Santa

  • É o único dia do calendário da Igreja Católica em que não são celebradas missas; 
  • No Brasil e em alguns países europeus, o Bacalhau é um dos peixes mais consumidos nesta época do ano;
  • A Semana Santa, para Igreja católica e cristãos, representa o momento alto da espiritualidade cristã;
  • Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício. Estas pequenas penitências, que mostram que o fiel está disposto a sacrificar algo de seu dia a dia em memória de Cristo, seriam jejum ou atos de caridade e dedicação ao próximo;
  • Quando fala em “carne”, o Código de Direito Canônico da Igreja Católica não diz “carne de boi” ou libera carne de peixes e outros animais, no entanto, diz que o fiel pode se abster de carne ou outro alimento, desde que isso signifique um pequeno sacrifício a ele. Comer peixe é uma convenção cultivada e mantida por falta de interpretação dos textos da Igreja Católica.

0 comentários:

Postar um comentário