segunda-feira, 30 de março de 2015

Holzweg planeja novo cardápio e investe em inovação para apresentar pratos



Aqueles que decidem empreender no ramo da alimentação sabem a importância que o cardápio tem para cativar o cliente e aumentar as vendas. Por serem considerados uma espécie de vitrine dos estabelecimentos, os ‘menus’ devem ser convidativos e precisam de atenção especial, desde a elaboração do modelo de negócio dos restaurantes e lanchonetes. O conteúdo deve ser atualizado periodicamente, de acordo com diversos fatores, como mudança de posicionamento da empresa, mudanças de estação e até mesmo encarecimento de matéria-prima. Diante disso, desde a sua inauguração, em 2010, a Holzweg já desenvolveu cinco cardápios e planeja, ainda neste primeiro semestre, apresentar novo cardápio e investir na inovação para apresentar os pratos.

Formada em Gastronomia e pós-graduada em Gestão na área da Alimentação pela UNIVALI, Andressa Mattiuz atua como consultora para a cervejaria, localizada em Lontras (SC), desde antes da abertura do estabelecimento. Entre as atividades empreendidas por ela estão a elaboração do cardápio, apresentação dos pratos e treinamento para a equipe da cozinha. “Nossa meta agora é reestruturar o menu, que ganhará, por exemplo, novas especiarias, e melhorar a apresentação dos pratos, dando um toque especial na finalização”. 

De acordo com a sócia-fundadora da Hozlweg, Eliete Waidlich Krzyzanowski, a intenção é atualizar o cardápio do estabelecimento a cada 8 ou 10 meses, levando em consideração os preços das matérias-prima, pedidos de inclusão de novos pratos ou necessidade de retirar do menu alimentos que têm pouca adesão. "Há pratos que nunca saem de oferta, pois fazem muito sucesso junto ao público, como o mignon ao molho de gorgonzola e os bolinhos de aipim com linguiça e de aipim com carne seca, que são elaborados exclusivamente na Holzweg, com receitas próprias", conta. O novo cardápio também terá o layout repaginado, levando em consideração técnicas de persuasão, que englobam imagens, diagramação, cores e conceito.

Para Andressa, esse tipo de investimento traz um diferencial à cervejaria, pois “são poucos estabelecimentos dessa área que investem em inovação, assim como nas capacitações realizadas junto ao pessoal da cozinha.”. Segundo ela, desde a abertura do estabelecimento, a proposta sempre foi inovar, mesclando items comuns ao paladar e items de diferentes sabores e aromas. 

Nas consultorias que Andressa costuma oferecer à Holzweg, a palavra de ordem é padronização, seja das quantidades a serem oferecidas nas porções ou na apresentação dos pratos e na execução das receitas. Entre os aspectos fundamentais para ter sucesso no ramo, a especialista destaca o uso de temperos e condimentos diferenciados para trazer sabor aos pratos, a higiene na manipulação dos alimentos e a organização dos setores na cozinha.

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