domingo, 9 de agosto de 2015

Harmonização: saiba como combinar cervejas e pratos na Holzweg

Quem já foi à Holzweg sabe que a casa conta com um amplo cardápio de pratos e petiscos, e ainda oferece opções de cervejas artesanais, produzidas no próprio estabelecimento. Mas, diante de tanta diversidade gastronômica, como saber combinar cervejas e pratos na cervejaria

Sabemos que é possível harmonizar cervejas com pratos por contraste, como um petisco gorduroso e uma cerveja mais ácida e amarga; e por similaridade, como carnes e cervejas de sabores intensos. Ao analisar as cervejas, temos algumas características que também podem nos orientar na busca por compatibilidade com os alimentos. São elas: tipo de malte, quantidade de lúpulo e teor alcoólico.



É possível saborear uma boa cerveja com qualquer tipo de comida, mas quando há harmonização entre bebidas e pratos, o resultado é muito mais especial. Ao contrário do que muitos pensam, a harmonização não é uma questão de frescura, mas de tirar o melhor sabor de uma união gastronômica. Sendo assim, confira algumas dicas para aproveitar as delícias que a Holzweg tem a oferecer:

Pratos feitos na fritura
Frituras, como nossos bolinhos e a batata rústica, harmonizam melhor com cervejas mais leves, como a tradicional Pilsen. As gorduras vegetais ou óleos interferem no pronunciamento de notas de aromas e sabores das cervejas especiais, por isso, aconselha-se as cervejas deste tipo.



Carnes, molhos a base de queijos ou qualquer outro tipo de molho
Pratos com esses ingredientes, como o mignon ao molho gorgonzola e a costelinha ao molho barbecue, harmonizam melhor com cervejas um pouco mais fortes, como a Premium Lager.



Pratos e petiscos a base de queijos, salames e massas
O Chope de Vinho pode ser a melhor companhia para quem optar por pratos com este perfil. Por ter um baixo teor alcoólico, o chope pode substituir o vinho, que tem teor alcoólico muito maior. Vai bem com o Petisco Alemão, por exemplo.



Assados
Acabam não interferindo na percepção da pronúncia de aromas e sabores de cervejas do tipo Premium Lager e Weizen, pelo contrário, contribuem para a percepção dos aromas e sabores. Vale experimentar uma Weizen com o escondidinho de carne seca.



Sobremesas
A harmonização das bebidas com as sobremesas da casa varia de acordo com a estação e o paladar da pessoa. A cerveja Premium Lager pode ir bem com um Brownie de Avelãs ou um Petit Gateau, pois, dependendo do paladar, é possível tirar algumas notas de café, caramelo e chocolate da bebida. Já a cerveja tipo Weizen pode harmonizar com uma panqueca de banana ou uma banana caramelada. Quem optar apenas por uma bola de sorvete de creme, pode se surpreender com o sabor da Pilsen.



Combinar cerveja é mais fácil que vinho, viu? Você já experimentou alguma harmonização de pratos e cervejas da Holzweg que ficou 10? Compartilhe com a gente.

0 comentários:

Postar um comentário