domingo, 4 de outubro de 2015

Holzweg apoia Movimento Compre do Pequeno Negócio



Celebrado no dia 5 de outubro, o Dia da Micro e Pequena Empresa faz referência à data em que foi instituído, em 1999, o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. O potencial econômico deste segmento, que no Brasil é responsável por 52% dos empregos formais, incentivou a criação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa do Sebrae para estimular a população a concentrar o consumo em empresas com esse perfil. Em Santa Catarina, os 400 mil pequenos negócios, entre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, são responsáveis por R$ 62 bilhões do PIB do estado.

Por acreditar na relevância social e econômica das micro e pequenas empresas, a Holzweg apoia o movimento proposto pelo Sebrae e acredita que o ciclo virtuoso formado pelo consumo de produtos e serviços na localidade onde as pessoas vivem pode ser uma estratégia importante em tempos de adversidade econômica. Uma das principais características que fazem do pequeno negócio um fator de peso para a economia é a geração de empregos. Na cervejaria, por exemplo, desde a fundação em dezembro de 2010, cerca de 50 pessoas já foram contratadas.

A Holzweg tem como política adquirir os produtos utilizados no restaurante da cervejaria em estabelecimentos do município ou fornecedores mais próximos possíveis. "Além de estimular a economia local, empresários que muitas vezes são nossos conhecidos, conseguimos firmar parcerias com mais facilidade para garantir um padrão de qualidade", observa a sócia-fundadora, Eliete Waidlich Krzyzanowski. Outros benefícios resultantes do consumo em micro e pequenos negócios locais estão a facilidade logística, o aumento na arrecadação para o município e a redução da evasão de jovens aos grandes centros urbanos.

Para Eliete, a iniciativa do Sebrae poderá fortalecer um comportamento de via dupla que já existe no município. "A clientela local é muito importante para mantermos a Holzweg, que por ser uma microcervejaria, enfrenta desafios diários para ter sucesso, como a excessiva carga tributária e a competição com grandes companhias cervejeiras", afirma. 

Em Santa Catarina, as micro e pequenas empresas são mais de 98% do total de empresas catarinenses, e respondem por 46% do total de empregos com carteira assinada. O movimento é mais voltado à sociedade do que o empreendedor em si. Ou seja, foi pensado como estratégia para mudança de cultura e hábitos, para promover benefícios mais amplos e profundos a todos. No site oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio, são elencadas cinco razões para compras destas empresas. São elas: 

1 – É perto da sua casa


2 – É responsável por 52% dos empregos formais

3 – O dinheiro fica no seu bairro

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

E aí, você tem o hábito de consumir nos pequenos negócios locais da sua cidade? Compartilhe sua experiência com a gente!

0 comentários:

Postar um comentário