quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Novidades 2016: Holzweg lança cerveja tipo Session IPA



A partir de outubro, mês em que a Holzweg promove a 6ª Oktoberweg, os amantes das cervejas especiais poderão saborear mais um lançamento da cervejaria, sediada em Lontras (SC): a Session IPA Holzweg. O lançamento oficial da bebida ocorre na sexta-feira (7), durante o primeiro evento da programação especial para o mês das festas de outubro no estado, que contará com show da Família Carvalho, entre outras atividades.


Na sua composição, a Session IPA leva os maltes Pilsen, Carahel, Caraaroma e Pale Ale. A nova fórmula também conta com a utilização de lúpulos diferenciados, como Centenial, Amarillo Chinook e Cascade. De acordo com o cofundador da Holzweg e responsável pela produção das cervejas, Jorge Krzyzanowski, a nova bebida tem textura encorpada, porém, refrescante, cor acobreada e graduação alcoólica de 4,2%. “Acredito que conseguimos manter uma composição sincronizada de aromas frutados e bem acentuados”, afirma. A harmonização da bebida com os itens do cardápio da cervejaria poderá ocorrer tanto com pratos a base de carnes vermelhas e brancas, como com frutos do mar.

Unidos pelo malte

Para a produção da Session IPA Holzweg, a cervejaria firmou uma parceria com Gilson Isleb, cervejeiro e amigo de longa data dos fundadores do estabelecimento. Isleb auxiliou na composição da fórmula e no acompanhamento da fabricação (brasagem). “Depois de inúmeras conversas, entre um gole e outro, resolvemos fazer uma parceria para a produção desta nova fórmula. Com certeza, será a primeira de muitas outras”, prevê o sócio da Holzweg.



Segundo Krzyzanowski, o que motivou a escolha deste tipo de cerveja para a ser a nova aposta da Holzweg foi a constante preocupação em oferecer ao cliente uma opção a mais, pois o público é ávido por novidades. “Trata-se também de uma influência do mercado a nível mundial, onde é cada mais frequente a busca por cervejas cada vez mais marcantes em aroma e sabor, como as Pale Ale e as IPA”, ressalta. Atualmente, a Holzweg conta com as cervejas tipo Pilsen, Premium Lager e Weizen na sua carteira de produção, além do famoso Chope de Vinho.

Fabricação

De modo geral, as cervejas tipo Session IPA possuem um teor alcoólico mais baixo, são projetadas para serem consumidas em grandes quantidades, “sessionables”. Diante disso, o desafio dos cervejeiros na produção da bebida é manter a intensidade aromática e de amargor das IPAs normais, sem desbalancear o conjunto menos maltado. Para Jorge, esta cerveja se distingue das demais bebidas elaboradas pela Holzweg, principalmente, pelo processo diferenciado de adição de lúpulos aromáticos, que são inseridos a frio (Dry Hopping), no final do processo de maturação.

A brasagem do primeiro barril da Session IPA Holzweg ocorreu na semana do dia 12 de setembro. O processo de fabricação levou em torno de 8 horas, levando em consideração a minuciosidade e atenção exigidas em cada etapa da rampa de temperatura, pausas e fervura. Segundo o cervejeiro, inicialmente, serão produzidos 550 litros da bebida e o próximo lote será programado de acordo com a aceitação dos clientes.

0 comentários:

Postar um comentário